Origem da Tapioca
Tapioca? oba!
Então, a tal famosa tapioca que "todos" nós gostamos de saborear vem mesmo do amido da mandioca e fora do Brasil, é conhecida como a própria raiz ou mesmo um aglutinado. Uma herança indígena que foi introduzida na cozinha colonial do Brasil (europeia) quando da chegada dos portugueses, pois com a falta dos filhós e dos pães de trigo acharam a farinha semelhante, passando por acompanhar as refeições.
Farinha de tapioca em flocos Foto: internet |
Com o passar do tempo, difundida por todo Brasil, é associada diretamente com a cultura do Norte e Nordeste mas sabemos que já ultrapassou essas fronteiras, certo?
Farinha de tapioca vendida no exterior. Foto: internet |
A tapioca é bem conhecida mais pela sua apresentação do beiju recheado com vários sabores.
Foto: Café Regional Priscila, Manaus/AM. |
Outra versão também bastante conhecida é a do cuscuz doce, que foi incorporada a nossa cultura pelas escravas do noroeste africano (origem muçulmana), que a adotaram como substituta da sêmola e incorporaram ingredientes bem comuns da Bahia na receita, como o açúcar e o coco. Assim, foi criado o cuscuz baiano (doce/branco) muito saboroso. Na região sudeste é muito comum encontrarmos o cuscuz doce regado com muito leite condensado.
Cuscuz doce. Foto: site Sem glúten sem lactose |
E a Fornosura experimentando algumas receitas, chegou a uma que faz bastante sucesso entre os clientes: a Maria Mole de Tapioca. Muito simples mais saborosa, pode ter variações com as trocas de caldas ou com a versão de cobertura de beijinho e/ou brigadeiro branco.
Bolinho cremoso de tapioca com ameixa |
Fonte:
http://www.douradosnews.com.br/especiais/a-historia-da-tapioca-saiba-como-surgiu-essa-iguaria
Comentários
Postar um comentário