Pintura em bolo? é possível sim!


 
Uma das nossas especialidades é a pintura em pasta americana. Utilizamos algumas técnicas dependo do desenho, para o tema escolhido.
Na pintura podemos expandir nosso trabalho e diferenciar a decoração tornando-a mais interessante, lembrando que para isso, todos os materiais usados são para uso comestível tendo fabricantes e lojas especializadas dispondo desses itens.
Todas são primeiro estudadas para que um desenho (molde) seja criado. A partir desse esboço fazemos a experimentação de quais técnicas se aplicam melhor em cada trabalho. Feito isso, começamos o minucioso processo de pintura e acabamento de cada peça, todas feitas individualmente.
Aqui, vamos demonstrar um dos nossos processos de criação na pintura de um topo de bolo produzido especialmente com alguns itens que são a paixão do nosso aniversariante.


Bolo pintado, livremente inspirado
na obra do artista plástico Lobo


1° - Processo da criação
       
- fazemos um levantamento do que o cliente tem em mente para criação do bolo. Se faz necessário algumas perguntas pertinentes, como se fosse uma anamnese. Dessa forma podemos captar algo e a partir daí, as ideias surgem.

- nem sempre o cliente tem uma ideia definida e necessita da nossa ajuda para isso. Com uma certa mente "imaginativa" conseguimos juntar todas as pistas dadas e montamos algo no estilo quebra cabeça. Foi esse o caso. Montei o quebra cabeça e enviei o esboço, aprovado!

- mostrando o que conseguimos captar através de um esboço, devemos atentar ao fato de ser realmente algo que o nosso cliente goste. As vezes alguns ajustes são necessários até mesmo depois da ideia ter sido aprovada, acontece muito!

- essa fase também conversamos sobre o bolo em relação a escolha de massas, recheios, coberturas e tamanho, para definir se a estrutura irá suportar a decoração do mesmo. Isso é essencial!

- sempre devemos ajudar no cálculo da quantidade de bolo a ser oferecida, no sentido de não haver desperdício. Importante também será o local, horário e a duração do evento, para que a escolha da cobertura e da decoração sejam viáveis e permaneçam intactas durante os festejos, até a hora do consumo.

- esse tipo de preocupação se estende ao transporte, mas isso fica em off!


Reprodução a mão livre do desenho em escala
com introdução dos itens pedidos


2° O início da criação

- depois de estudar o que podemos fazer (ideia), vamos dar início a fase de "como podemos" fazer. Escolha das técnicas, materiais, acabamentos e montagem. Tudo tem que ser analisado para que no final nada saia fora do planejado;

- nesta fase também é muito importante termos em mente que as vezes acidentes acontecem, e que um  plano B pronto, ajuda em qualquer eventualidade;

- pulando a parte da preparação do bolo, vamos a parte da decoração que é o nosso foco;

- iniciamos a decoração propriamente dita.

Desenho transferido para peça e
começo das técnicas de pintura
 

3° Produzindo

- a criação já foi concebida e agora chega a fase de produção (reprodução), sabendo que já fizemos os testes necessários para que nada saia fora do esperado;

- nesta peça, fizemos uma reprodução livremente inspirada na tela do artista plástico Lobo, com inclusão de itens pedidos pelo cliente, como a bandeira do seu time do coração e um sambista fazendo alusão ao seu estilo de música preferida.

4° Montagem

- para essa peça foi escolhido dois estilos de pintura e com muita paciência e foco, começamos a transformar um pedaço de massa branca em algo interessante;

- esboço feito, preenchimento acontecendo, transformação sendo visualizada e todo cuidado é pouco! principalmente com as próprias digitais na peça, muita atenção!

- depois de toda pintura se faz necessário algum tempo de secagem, dependendo da técnica. Sempre tenha em mente que a fragilidade causa acidentes. Cuidados ao manusear a peça são fundamentais; 

- enquanto espera a secagem, você tem a opção de preparar o bolo pois normalmente o topo fica pronto antes, até mesmo devido a secagem da pintura e da pasta americana;

- em casos que é preciso modelar o topo ou a decoração no bolo, não é necessário a secagem da massa por completo pois a mesma tem que ser colocada da forma planejada.


Preenchimento do desenho com a pintura,
tomando forma


5° Finalização

- depois de bolo e topo prontos, finalizamos a montagem com a colocação da peça e eventualmente a manutenção de algo que precise, como acabamento;

- verifique que tudo esteja em ordem, nenhuma rachadura, mancha ou sujeira inoportuna;

- o cliente pode até não reparar mas nós sabemos que está lá e isso já é o suficiente para que seu trabalho ainda não esteja finalizado. O mais perto da perfeição é o diferencial de cada profissional, então sempre faça o seu melhor!

Peça finalizada aguardando a secagem



6° Entrega

- isso é um capítulo a parte, bem como as técnicas usadas. Depende de cada profissional, do tipo de bolo, enfim cada um tem a sua própria maneira de lidar com isso;

- lembre: não existem fórmulas mágicas para as coisas! aprendemos com os erros e acertos, com as experiências e deduções. Sempre abra sua mente para novas experiências, elas podem ser úteis em várias momentos.

- Acredite em você!

Imagem original do artista plástico Lobo onde me inspirei
em uma livre reprodução para o bolo, conforme pedido do nosso cliente 














 


Comentários

Postagens mais visitadas